Cidades

Atividades ao ar livre e grandes eventos sem máscaras em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Atividades ao ar livre e grandes eventos sem máscaras em Niterói
|  Foto: Pedro Conforte
Programa Novo Normal Niterói está dividido em três fases e prevê flexibilizações. Foto: Arquivo/Pedro Conforte

A retirada do uso de máscara para atividade física ao ar livre está liberada em Niterói, a partir desta segunda-feira (1º). Essa é a fase 2 do Programa Novo Normal Niterói, que abre um conjunto de regras para orientar a cidade nos próximos meses de pandemia de Covid-19.

Neste mês de novembro, o município chegou a 100% da população com mais de 12 anos vacinada em primeira dose. No atual momento, serão estabelecidas as seguintes ações e medidas:

  • Suspensão do horário limite para fechamento de bares, restaurantes e afins;
  • Suspensão do uso de máscara para atividade física ao ar livre (mantendo o distanciamento de um metro e permissão para o funcionamento de casas noturnas, casas de festas, pubs e boates, com até 80% da capacidade de público, mediante comprovação de esquema vacinal completo).

Haverá ainda, nesta fase 2, a permissão para a realização de grandes eventos com até 80% da capacidade de público, mediante comprovação do esquema vacinal completo, e serão mantidas as orientações de medidas de proteção à vida, tais como higienização das mãos e ventilação de ambientes.

Fase 3

A fase 3 está prevista para iniciar em janeiro de 2022, quando a oferta de vacinação completa atingir 100% das pessoas acima de 12 anos na cidade, 100% da dose de reforço entre idosos, pessoas imunocomprometidas e profissionais de saúde e oferta de vacinação completa para 100% da população da Região Metropolitana II.

Neste momento, serão estabelecidas as seguintes ações e medidas: suspensão do uso de máscara em locais abertos, exceto para pessoas pertencentes a grupos de risco para Covid-19; funcionamento de casas noturnas, pubs e boates com até 100% da capacidade de público, mediante comprovação de esquema vacinal completo.

Na fase 3 também será permitida a realização de grandes eventos com até 100% da capacidade de público, mediante comprovação do esquema vacinal completo. Serão mantidas as orientações de medidas de proteção à vida.

Vacinados

Cerca de 83,3% da população acima de 12 anos em Niterói já está com o esquema vacinal completo (segunda dose ou dose única). A Secretaria Municipal de Saúde já aplicou a primeira dose em 86,2% da população total, de 515.317 habitantes, segundo dados do IBGE. São 444.031 pessoas com primeira dose e 360.606 pessoas com a segunda. A dose única foi aplicada em 12.266 pessoas. Outras 65.392 já receberam a dose de reforço.

< Engavetamento deixa uma pessoa ferida na Ponte Rio-Niterói COP 26: Niterói engajada na conferência global <